Eleições livres

TSE usa o sistema operacional Linux nas Urnas Eletrônicas

Originalmente publicado no jornal Diário do Comércio

As urnas eletrônicas que serão usadas no pleito de 2008, que escolheu os novos prefeitos e vereadores de todo o Brasil, inauguram o uso de sistema operacional Linux e, em três municípios escolhidos para teste, também o recuso da biometria para identificação do eleitor.

As iniciativas fazem parte da estratégia do Tribnual Superior Eleitoral (TSE) de “melhorar a segurança e a transparência do processo”, segundo Giuseppe Dutra Janino, secretário de tecnologia da informação do TSE. Segundo ele, “há várias campanhas no sentido de macular esse processo”, mas, nos 12 anos em que o Brasil se utiliza de urnas eletrônicas, “nenhuma fraude foi comprovada”, afirmou.

A substituição dos sistemas operacionais VirtuOS e Windows CE pelo Linux em 100% das 480 mil urnas do País é econômica, porque o TSE não terá de comprar licenças dos antigos sistemas proprietários.

Outra vantagem da escolha do Linux, segundo Janino, “é a transparência do processo”. Com os antigos sistemas, o TSE tinha dificuldade em abrir os códigos de programação das urnas a entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e aos partidos políticos.

Deixe um comentário